Material de Coleta
Soro - 1 mL
Preparo do paciente
Jejum 4 horas.
Anotar a idade.
Descrição do Exame
IgE Total
IgE
Método
Quimioluminescência.
Consevação
refrigerado entre 2 a 8°C: 7 dias.
Congelado a -20°C: 30 dias.
Interferentes
Hemólise e/ou lipemia intensa.
Valor de Referência
0 1 ano: até 15,0 UI/ml
1 2 anos: 1,0 a 19,0 UI/ml
2 3 anos até 32,0 UI/ml
4 9 anos: até 101,0 UI/ml
Acima de 15 anos: 1,0 -183,0 UI/ml
Interpretação
Devido ao IgE ser um mediador da resposta alérgica, a quantificação do IgE no soro, quando integrada com outros indicadores clínicos, pode providenciar informações úteis para o diagnóstico clínico diferencial da doença atópica da não atópica. Pacientes portadores de doenças atópicas, incluindo asma alérgica, rinite alérgica, e dermatite atópica geralmente apresentam níveis moderadamente elevados de IgE no soro. Entretanto, um nível de IgE no soro que está dentro dos limites normais dos valores esperados não exclui um grupo limitado de alergias dependentes de IgE.
A quantificação de IgE sérico total pode ser útil no auxílio à diferenciação entre indivíduos atópicos e não atópicos e para prognosticar a probabilidade do desenvolvimento de desordens alérgicas. Níveis elevados de IgE no soro de recém-nascidos e crianças abaixo de dois anos de idade são associados com o desenvolvimento de uma desordem alérgica atópica significante em termos clínicos. Não há, no entanto, uma correlação entre a severidade da reação alérgica e a concentração de anticorpos IgE no soro.
O nível de IgE para a maioria dos indivíduos com doenças mediadas pelo IgE, pode se esperar que o mesmo seja elevado quando comparado à faixa de referência para adultos saudáveis. No entanto, nem todos os pacientes alérgicos exibem elevados níveis sérico de IgE total.
Desde que nem todas as reações atópicas são mediadas por IgE, o resultado de IgE total da faixa de referência deve sempre ser interpretados sob a luz de outras observações clínicas.
Um resultado elevado de IgE total requer esclarecimento através de testes para IgE alérgenos-específicos.
Níveis de IgE total no soro podem também se apresentar elevados na presença de algumas condições clínicas não relacionadas com alergias. Tais condições clínicas incluem infecções parasitológicas, estados de deficiência imunológica, doenças autoimune, doença de Hodgkin, Aspergilose bronquiopulmonar, Mieloma por IgE, e Síndrome de Sezary.
Setor
Endócrino
Baixar versão em PDF