Material de Coleta
Líquido Seminal(Esperma)
Preparo do paciente
*Não há necessidade de abstinência sexual prévia se a solicitação for apenas de espermocultura.
Se houver, no mesmo pedido, espermograma e exame de urina colher sempre a urina em primeiro lugar.
Se o pedido for somente de espermocultura, solicitar ao paciente que urine antes da coleta do esperma.
A forma de coleta do material é por masturbação, sem que haja perda do material.
Não colher em preservativos, não usar lubrificantes (inclusive saliva) e não colher através de coito interrompido.
Higienizar as mãos e o pênis, distendendo todo o prepúcio,urinar imediatamente antes da coleta.
Colher o material diretamente no frasco estáril.
Descrição do Exame
Cultura
Líquido Seminal
Esperma
Método
Cultura quantitativa em meios apropriados para isolamento de diversos microrganismos (agar sangue, agar chocolate e Thayer Martin). Quando o exame não é acompanhado de espermograma, é também realizado juntamente com a cultura o exame microscópico direto do material para avaliação de celularidade (presença de leucócitos e eritrócitos além do registro da presença ou não de espermatozóides).
Consevação
Enviar material "in natura" em frasco esteril refrigerado no prazo máximo de 48 horas.
Interferentes
A administração de antimicrobianos não impede a realização da cultura, mas, em algumas situações, pode interferir no resultado.
Valor de Referência
Cultura negativa. A presença de microrganismos habitualmente não patogênicos em quantidade inferior a 5.000 UFC/mL pode ser considerado um resultado normal.
Interpretação
O resultado deve ser interpretado de modo global,levando-se em conta o microrganismo isolado, a contagem bacteriana, a presença de leucócitos e eritrócitos e, sempre que possível, alguns dados clínicos do paciente.
Este exame inclui rotineiramente a pesquisa de diversos agentes em meios especiais de cultura, até mesmo de N. gonorrhoeae e Gardnerella vaginalis.De modo geral, são associados a doença, além dos patógenos já citados, os microrganismos E. coli, Enterobacter spp, Klebsiella spp, Proteus spp, Serratia spp, Enterococcus spp e, mais raramente,Staphylococcus aureus.
Constituem microbiota normal da uretra,o Staphylococcus coagulase-negativo, o Streptococcus do grupo viridans e o Corynebacterium spp.
Esta exame não abrange a pesquisa de outros agentes causadores de uretrites, prostatites e epididimites, como Mycoplasma hominis, Ureaplasma urealyticum/parvum e Chlamydia trachomatis, os quais necessitam de pedidos específicos.
te, .
Setor
Microbiologia
Baixar versão em PDF