Material de Coleta
Soro - 1 mL.
Preparo do paciente
Jejum de 8 horas.
Anotar a idade, informar o nome dos medicamentos em uso, em especial cortisona ou outros corticosteróides.
Descrição do Exame
DHEA
Dehidroepiandrostenediona.
Método
Radioimunoensaio.
Consevação
Refrigerado entre 2-8°C: 7 dias.
Congelado a -20°C:30 dias.
Interferentes
Clomifene, Carbamazepina, Testosterona e Glicocorticóides.
Lipemia e/ou hemólise intensa.
Valor de Referência
Crianças :0,10 a 0,90 ng/mL
Pré-puberes:0,54 a 5,10 ng/mL
Homem :1,40 a 12,50 ng/mL
Mulher:
Fase folicular :0,80 a 9,01 ng/mL
Fase ovulatória:2,10 a 10,50ng/mL
Fase lútea :0,80 a 9,90 ng/mL
Pós-menopausa :0,50 a 5,00 ng/mL
Interpretação
O DHEA é um andrógeno de origem quase que exclusivamentede de origem adrenal que tem o sulfato de deidroepiandrosterona (DHEA-S) como seu principal metabólito. Um aumento dos níveis séricos de DHEA é bom marcador da produção exagerada de andrógenos pelas adrenais. Pelo fato de apresentar meia-vida mais curta que o DHEA-S, a deidroepiandrosterona pode ser usada para avaliar respostas agudas da adrenal a estímulo ou depressão. Estudos clínicos (N.Engl.J.Med.323:849 e 855, 1990) demonstraram que muitas mulheres com hirsutismo apresentam defeitos leves na esteroidogênese adrenal, os quais muitas vezes só se evidenciam em testes de estímulo com ACTH. Um deles é o da enzima 3-beta-hidroxidelta-5-deidrogenase, que pode aparecer por uma resposta exagerada da DHEA ao estímulo. A DHEA pode apresentar variações significativas em função de condições de estresse, assim como o cortisol. Seus níveis séricos variam significativamente com a idade e têm seu pico máximo no fim da puberdade, quando valores acima do normal podem ser encontrados. A partir de então, decrescem progressivamentel. Como pouco DHEA é produzida pelas gônadas a determinação dos níveis pode auxiliar na localização de fontes de andrógenos em condições virilizantes.
Os níveis séricos de DHEA são relativamente altos no feto e no RN, baixos durante a infância e aumentam durante a puberdade.
Níveis elevados são observados nas seguintes situações:
Adenoma adrenal virilizantes, carcinoma, deficiências de 21-hidrolase e 3ß-hidroxiesteróide desidrogenase e em alguns casos de hisurtismo feminino.
Níveibaixos são observados nas seguintes situações:
Níveis anormalmente baixos podem ocorrer no hipoadrenalismo
Progressivamente declinam após a terceira década de vida.
Nenhuma alteração nos níveis de DHEA, ocorre durante o ciclo menstrual ou a gravidez; contudo pode ocorrer nível baixo de DHEA na mulher pré-menopausa.
Setor
Endócrino
Baixar versão em PDF