Material de Coleta
Sangue
Preparo do paciente
Preferencialmente não estar em uso de antimicrobianos.
Quando solicitado 3 amostras e não especificado os tempos, colher com espaço de 10 a 20 minutos cada amostra.
Procedimendo da coleta:
* Selecionar o local da punção.Após seleção da veia, afrouxar o garrote;
* Retirar a tampa de proteção do meio de cultura, sem remoção total do anel de alumínio que protege o frasco, e desinfectar a tampa de borracha com algodão e álcool etílico a 70%, colocar uma gaze estéril protegendo a tampa, enquanto é feita a assepsia do local de punção.
* Limpar o local da punção com algodão embebido em alcool etilico 70% , em circulos concentrícos (do centro para as bordas), sem voltar com o algodão para o centro.
* Em seguida, limpar o local da punção com algodão embebido em Clorexidina 2% em círculos concentricos (conforme descrito no item acima);
* Esperar secar para que o antisséptico exerça seu efeito no local;
*Não assoprar, não abanar e não colocar nada no local;
* Se coleta for feita com Scalp, posicionar o frasco de hemocultura abaixo do local da punção e na posição vertical, observando a quantidade de sangue que está fluindo no frasco;
*Se coleta for feita com seringa e agulha, transferir o sangue imediatamente para o frasco de hemocultura sem trocar a agulha.
* Homogeneizar os frascos (lentamente) por inversão.
* Deve-se seguir os seguintes esquemas de coleta:
Para solicitação de apenas uma amostra: colher 1 frasco de hemocultura convencional.
Para solicitação de duas amostras: colher 1 frasco de hemocultura e, após o intervalo de 10 a 20 minutos, colher a outra amostra no outro braço.
Para solicitação de mais de duas amostras: colher 1 frasco de hemocultura convencional e colher as outras amostras 30 e 60 minutos (ou conforme solicitação médica) após a primeira coleta, alternando os braços a serem coletados.
*Volume recomendável:
Adulto: 5 a 10 mL conforme seja o frasco de hemocultura de 45 ou 90 mL.
Criança: 1 a 5 mL conforme o vulume do frasco de hemocultura.
*Quando houver solicitação de hemocultura para anaeróbios especificada, usar também o frasco próprio para anaeróbios.
- As principais dificuldades deste exame consistem em se definir se o agente isolado é ou não contaminante. Portanto, os cuidados referentes ao processo de assepsia devem ser rigorosamente obedecidos.
* O intervalo entre a coleta e o número das amostras varia de acordo com a suspeita clinica, devendo preferentemente ser especificado pelo médico.
* A sensibilidade do exame esta diretamente relacionada ao volume de sangue colhido. Quanto maior o volume da amostra, maior a possibilidade de se isolar a bactéria.
* A especificidade aumenta quando as coletas são feitas em sítios diferentes.
Descrição do Exame
Cultura de sangue
Método
Sistema específico de isolamento e identificação.
Consevação
As amostras devem ser conservadas em frascos apropriados para hemocultura em temperatura ambiente até 24 horas.
Interferentes
O uso de antimicrobianos não impede a realização da cultura, mas, em algumas situações, pode interferir no resultado.
Valor de Referência
Cultura negativa.
Interpretação
O exame é útil para o diagnóstico nos processos infecciosos sistêmicos. O momento ideal da coleta da hemocultura é antes do início da antibioticoterapia, mas o uso prévio de antimicrobianos não impede a realização do exame.
- O isolamento de S. aureus, Enterobacteriaceae, P. aeruginosa, S. pneumoniae e C. albicans entre outros agentes, representa infecção em mais de 90% dos casos. Já Corynebacterium spp, Bacillus spp e Propionibacterium spp raramente se mostram clinicamente relevantes.
Para que sejam caracterizados como patógenos, os microrganismos Streptococcus do grupo Viridans, Enterococcus spp e Staphylococcus coagulase-negativo necessitam de isolamento em duas ou mais amostras. Dependendo da idade do indivíduo, a detecção de Streptococcus bovis pode sugerir investigação de neoplasia do trato digestivo.
Setor
Microbiologia
Baixar versão em PDF