Blogs
Desde 1991, o dia 14 de novembro é considerado o Dia Mundial do Diabetes. A data foi instituída a fim de conscientizar a população sobre a doença e seu impacto na saúde mundial.
O diabetes é caracterizado pelo excesso de açúcar no sangue. Ele ocorre quando o organismo é incapaz de produzir insulina ou a produz em quantidade insuficiente para suprir a necessidade do organismo.
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e responsável pela metabolização da glicose. Ou seja, é ela a responsável por quebrar e digerir as moléculas de glicose, controlando-as. Assim, quando falta insulina, há uma deficiência na metabolização da glicose, provocando o excesso de açúcar no sangue, resultando, então, no diabetes.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem no Brasil milhões de pessoas vivendo com a doença. O envelhecimento da população e hábitos de vida pouco saudáveis podem ser apontados como alguns dos responsáveis por sua elevada incidência não só no Brasil, mas em todo o mundo.
Depois de entendermos o que é o diabetes, vamos conferir quais são os principais tipos da doença.
Diabetes tipo 1:
Geralmente é hereditário e aparece na infância ou adolescência, mas também pode ser diagnosticado em adultos. É causado pela destruição das células produtoras de insulina que, devido a um defeito do sistema imunológico, são atacadas por anticorpos. Resultado: o organismo para de produzir insulina.
Diabetes tipo 2:
É tido como o diabetes mais comum e ocorre quando a insulina não age de forma adequada no organismo. Esse tipo da doença pode aparecer em qualquer idade e está diretamente relacionado à obesidade, triglicerídeos elevados, hipertensão, sedentarismo e má alimentação.
Diabetes gestacional:
Ocorre durante a gestação podendo ou não se manter após o parto. Sua causa ainda é desconhecida, sendo caracterizada pela elevação das taxas de açúcar no sangue, mas não a ponto de ser classificada como o tipo 2 da doença. É importante que a gestante faça exames regularmente durante o pré-natal para identificá-lo e tomar as medidas necessária a fim de evitar complicações.
Pré-diabetes:
É importante falarmos também do pré-diabetes. Este ocorre quando os níveis de glicose no sangue estão mais elevados, mas ainda não o suficiente para caracterizar os outros tipos da doença. O diagnóstico do pré-diabetes é muito importante e não deve ser ignorado, pois é uma etapa da doença que pode ser revertida, sendo possível prevenir a sua evolução.
A atenção para o próprio corpo e seus sinais é muito importante para a detecção do diabetes, pois essa é uma doença de evolução lenta e silenciosa, podendo ser percebida somente quando apresenta problemas mais graves.
Os sintomas gerais da doença são: fome e sede excessiva e vontade de urinar várias vezes ao dia. Mas cada tipo possui outros sintomas característicos. Confira:
Principais sintomas do diabetes tipo 1: fome frequente; sede constante; vontade de urinar várias vezes ao dia; fraqueza; mudanças de humor; perda de peso; fadiga; náusea e vômito.
Principais sintomas do diabetes tipo 2: fome frequente; sede constante; vontade de urinar diversas vezes ao dia; formigamento nos pés e mãos; infecções frequentes na bexiga, rins e pele; feridas que demoram para cicatrizar e visão embaçada.
A prática de hábitos saudáveis é capaz de evitar diversas doenças, inclusive o diabetes. Assim, a melhor forma de prevenção é praticar atividades físicas, realizar consultas médicas e exames de rotina, cuidar da mente, manter momentos de lazer, adotar uma alimentação saudável e evitar o consumo de álcool, tabaco e outras drogas.
E para quem foi diagnosticado com a doença, além de adotar hábitos saudáveis, é importante também manter cuidados como utilizar os medicamentos prescritos, manter um bom controle da glicemia e seguir as orientações médicas.
Tanto a prevenção quanto o cuidado posterior da doença exigem atenção e consciência. Atente-se ao próprio corpo, e ao perceber algum sintoma, procure ajuda.
Lembrando que o diagnóstico do diabetes é feito através de exame de sangue que revela a glicose elevada. E o laboratório Behring disponibiliza esse e outros exames com a mais alta tecnologia e foco na qualidade. Para saber mais ou tirar alguma dúvida, entre em contato conosco pelo telefone (16) 3516-4500, WhatsApp (16) 3515-4500 ou aqui mesmo pelo site.
Av. Nove de Julho, 1451
(16) 3515-4500 • (16) 3516-4500
De segunda a sexta
das 6h às 18h30
Sábado, das 6h às 13h
Av. Nove de Julho, 1410
De segunda a sexta
das 7h às 11h
Sábado, das 7h às 11h
Av. Cel. Fernando F. Leite, 1540
Salas 24 e 25
De segunda a sexta
das 7h às 20h
Sábado, das 7h às 16h