Ligue agora

Saiba mais sobre a tuberculose

A tuberculose ainda é uma doença vigente no Brasil. Saiba mais sobre ela e como se prevenir

Dia 24 de março foi o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, doença infecciosa e transmissível que atinge os pulmões, mas pode afetar outros órgãos.

O contágio da doença ocorre por bactérias espalhadas no ar quando a pessoa infectada tosse ou espirra. No início da doença, os sintomas não se manifestam, o que torna a situação preocupante. Os sintomas incluem:
Tosse
• Febre
• Mal-estar geral
• Emagrecimento
• Transpiração noturna excessiva
• Perda de apetite

A febre geralmente é baixa e surge no final da tarde e início da noite. Já a perda de peso ocorre de maneira continua e causa debilidade física no paciente.

O mal-estar acompanha a febre no final do dia e conforme a doença vai evoluindo, a fraqueza e fadiga permanecem durante todo o dia.

A tosse pode ser um dos primeiros sintomas. No início ela é seca, mas vai progredindo com a presença de sangue e catarro.

O tratamento é realizado via antibióticos com acompanhamento médico. O sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento gratuitamente e a melhora após o início do tratamento é altamente notável, os sintomas diminuem, porém, é fundamental seguir o tratamento até o final para evitar possíveis recaídas e resistência das bactérias aos antibióticos.

A principal medida de prevenção à tuberculose pode ser a vacina BCG oferecida gratuitamente pelo SUS e ministrada em crianças. Locais bem ventilados e com a entrada de luz solar também podem ser outra alternativa preventiva.

Os grupos de pessoas mais vulneráveis à doença são indígenas, pessoas privadas de liberdade, portadores de HIV e moradores de rua, sendo este último grupo o com maior risco.

Quanto antes o tratamento for ministrado, melhor para o paciente e para quem convive com ele, pois as bactérias expelidas pelo paciente infectado diminuem consideravelmente, reduzindo o risco de contágio.

O laboratório Behring apoia o combate à tuberculose. Mantenha a vacina do seu pequeno em dia e fique atento aos sintomas da doença.

Av. Nove de Julho, 1451
Tel.: (16) 3515-4500
2º a 6º, das 6h às 19h | Sábado, das 6h às 13h
Av. Nove de Julho, 1410 (Behring/Núcleus)
Tel.: (16) 3516-0100
2º a 6º, das 7h às 19h30 | Sábado, das 7h às 12h
Centro Médico RibeirãoShopping - sala​s​ 24 e 25
Tel.: (16) 3515​-4550
2º a 6º, das 7h às 20h | Sábado, das 7h às 16h
Responsável Técnico: Dra. Maria das Graças Elias de Assis - CRF 8713-SP