Blogs
É um exame rápido que consiste na coleta de sangue do bebê com a finalidade de diagnosticar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas, metabólicas e/ou infecciosas, que podem causar danos irreversíveis à criança. A maioria das doenças pesquisadas podem ser tratadas com sucesso desde que identificadas, antes mesmo de manifestar os primeiros sintomas para os pais e médicos. Hoje em dia, o teste é obrigatório por lei em todo o território nacional.
Ou seja, todas os recém-nascidos devem fazer o exame. A data ideal para a coleta de sangue é entre o 3º e 5º dia de vida.
• Fenilcetonúria;
• Hipotireoidismo Congênito;
• Deficiência de Biotinidase;
• Hemoglobinopatias;
• Fibrose Cística;
• Doença Falciforme;
- Os bebês que nasceram prematuros ou que realizaram transfusão sanguínea, nutrição parenteral total ou terapia com corticosteróides ou dopamina devem realizar uma segunda coleta?
Os Procedimentos para os prematuros que necessitam de transfusão são as mesmas dos recém-nascidos e podem ser consultadas no Protocolo de Transfusão Sanguínea. É necessário colher uma amostra, mesmo que precoce (com menos de 48h), antes da instituição de nutrição parenteral total (NPT) ou da terapia com corticosteróides ou dopamina. Uma segunda amostra deverá ser obtida entre o 3º e o 7º dia de vida.
Uma vez que mesmo pequenas quantidades de NPT podem invalidar os resultados da triagem, especialmente gerando resultados falsos positivos para PKU. Recomenda-se para crianças que foram submetidas à NPT sem coleta prévia, a coleta de duas amostras: a primeira 3 ou mais dias após a mais recente NPT e a segunda 3 meses após a NPT final, sempre indicando no envelope de coleta 'NPT'.
Para as crianças que receberam dopamina ou corticosteroides, sem coleta prévia, deve-se colher uma primeira amostra no período regular.
- Os bebês que nasceram com baixo peso devem realizar uma segunda coleta?
Todos os recém-nascidos prematuros, de baixo peso, ou hospitalizados, devem ser testados, como recomendado para recém-nascidos a termo sadios, entre > 48h e 7 dias de vida.
- O teste detecta a Síndrome de Down?
Doença de Down é detectada através de exame clínico juntamente com exame de Cariótipo quando detectada tardiamente, pois geralmente pode ser diagnosticado no ultrassom de translucência nucal a partir da 12ª semana de gestação.
Telefone e WhatsApp (16) 3515-4500 | Telefone (16) 3516-4500
Matriz:
Av. Nove de Julho, 1451 - Centro - Ribeirão Preto (SP)
De segunda a sexta das 6h às 18h30
Sábado das 6h às 13h
Nucleus:
Av. Nove de Julho, 1410 - Ribeirão Preto (SP)
De segunda a sexta das 7h às 11h
Sábado das 7h às 11h
Centro Médico Ribeirão Shopping:
Av. Cel. Fernando F. Leite, 1540 - Salas 24 e 25 - Ribeirão Preto (SP)
De segunda a sexta das 7h às 20h
Sábado das 7h às 16h
Acesse aqui e confira as tabelas referentes aos exames, doenças e triagens.
Fonte: https://www.dle.com.br/areas-de-atuacao/triagem-neonatal-teste-do-pezinho/condicoes-especiais-para-coleta
Av. Nove de Julho, 1451
(16) 3515-4500 • (16) 3516-4500
De segunda a sexta
das 6h às 18h30
Sábado, das 6h às 13h
Av. Nove de Julho, 1410
De segunda a sexta
das 7h às 11h
Sábado, das 7h às 11h
Av. Cel. Fernando F. Leite, 1540
Salas 24 e 25
De segunda a sexta
das 7h às 20h
Sábado, das 7h às 16h