Ligue agora

Maio Roxo. Mês de Conscientização das Doenças Inflamatórias Intestinais.

Saiba mais sobre as DII (Doenças Inflamatórias Intestinais) e a importância da divulgação sobre o assunto.

As Doenças Inflamatórias Intestinais são pouco conhecidas e aproveitando o dia 19 de maio, Dia Mundial das Doenças Inflamatórias Intestinais, foi criada a campanha Maio Roxo.

O objetivo da data é de conscientizar as pessoas por todo mundo e promover ações, como iluminações em pontos turísticos, mobilizações em redes sociais e em eventos.

 

Sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais, tratam-se de infecções que prejudicam partes do sistema digestório, provocando feridas internas nos tecidos e órgãos, entre eles o intestino delgado, intestino grosso e o reto.

É preciso ter cuidado, pois a doença pode ter caráter hereditário. Caso familiares tenham desenvolvido a doença, é preciso redobrar os cuidados.
 

As faixas etárias mais propensas ao desenvolvimento da doença são jovens, de 15 a 40 anos, e idosos, a partir de 60 anos.

Os sintomas podem se apresentar das seguintes formas:
• Inicialmente: diarreia, alteração no hábito intestinal e dor abdominal.
• Casos crônicos: dores intensas, sangramentos, perda de peso, fraqueza e aftas.

As doenças inflamatórias intestinais mais conhecidas são:
Doenças de Crohn: pode lesionar qualquer parte do intestino do tubo digestivo (da boca ao ânus), manifestando com mais frequência no final do intestino delgado e grosso. Os fatores de risco podem compreender o histórico familiar e o tabagismo.

 

A identificação da doença pode ser feita por meio de colonoscopia com biópsia, tomografia computadorizada, radiografia do abdome, ressonância magnética e exames laboratoriais.

Retocolite ulcerativa: é a inflamação na mucosa do intestino grosso e os sintomas são apresentados em forma de diarreia crônica com sangue e anemia. A diferença desta doença para a Doença de Crohn é a ausência de lesões no intestino delgado.

O tratamento pode ser medicamentoso ou via cirurgia.

Câncer colorretal: quem possui Doenças Inflamatórias intestinais corre maior risco de desenvolver o câncer colorretal e a colonoscopia é o meio mais indicado para um diagnóstico assertivo. Recomenda-se a realização periódica do exame.

O Laboratório Behring apoia a Campanha Maio Roxo e aconselha a consulta a profissionais da área com a realização dos exames necessários.

Participe da campanha você também. Divulgue nossa notícia para que mais pessoas tenham acesso à informação.

Av. Nove de Julho, 1451
Tel.: (16) 3515-4500
2º a 6º, das 6h30 às 19h | Sábado, das 6h30 às 13h
Av. Nove de Julho, 1410 (Behring/Núcleus)
Tel.: (16) 3516-0100
2º a 6º, das 7h às 17h30 | Sábado, das 7h às 12h
Centro Médico RibeirãoShopping - sala​s​ 24 e 25
Tel.: (16) 3515​-4550
2º a 6º, das 7h às 20h | Sábado, das 7h às 16h
Responsável Técnico: Dra. Maria das Graças Elias de Assis - CRF 8713-SP