Blogs
Desde 2015, o mês de setembro é dedicado à campanha Setembro Amarelo, que tem o intuito de conscientizar sobre o suicídio e o cuidado com a saúde mental.
Quando abordamos o assunto suicídio, parece que estamos falando de algo muito distante da nossa realidade. Mas, na verdade, o suicídio é um importante problema de saúde pública que pode afetar qualquer pessoa. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados mais de 700 mil suicídios anualmente em todo o mundo. Isso mesmo!
E o mais preocupante é que apesar do número alarmante, o assunto ainda é evitado e carregado de tabus, não havendo o costume de falar abertamente sobre ele. Ao tabu, acrescente a vergonha, o medo, a dificuldade de buscar ajuda, a falta de atenção das pessoas próximas, as críticas, a falta de conhecimento, e chegamos a essa triste realidade.
Por isso a campanha Setembro Amarelo é tão importante, pois conscientiza, alerta e informa sobre esse problema a fim preveni-lo e evitá-lo. É preciso acabar com o preconceito quando o assunto é o sofrimento mental e suicídio. Ao contrário do que muitos pensam, esse é um problema grave que deve sim ser abordado e amplamente discutido.
Informar-se, olhar para a situação sem julgamentos e preconceitos, saber identificar quando alguém está precisando de ajuda e conversar sobre o assunto são atitudes importantes que podem evitar mais números na estatística.
Geralmente as pessoas com essa intenção dão sinais importantes. Algumas até falam claramente de sua ideia, enquanto outras é possível perceber por meio de alterações de comportamento. Assim, elencamos alguns sinais de alerta:
A maioria dos casos de suicídio está relacionada a transtornos mentais como a depressão e a ansiedade, por exemplo, mas que foram tratados incorretamente ou até mesmo nem foram diagnosticados. Por isso o cuidado com a saúde mental é extremamente importante.
Aliás, você sabe como cuidar da saúde mental?
Primeiro vamos entender o que é saúde mental.
De forma bem simplista, podemos definir a saúde mental como o conceito utilizado para determinar a forma como as pessoas convivem com suas emoções. Assim, o modo como cada pessoa lida com as emoções vai resultar em reações saudáveis ou nocivas à sua mente.
Ocorre que muitas vezes nos dedicamos apenas aos cuidados com o corpo, enquanto negligenciamos a mente esquecendo de que ela também precisa de atenção. É imprescindível cuidar da mente, pois é assim que podemos lidar com as diversas situações e emoções a que estamos sujeitos no nosso cotidiano, garantindo saúde e bem-estar.
Insônia, desânimo, alteração de humor, irritabilidade, falta de concentração, perda de memória, taquicardia, sensação de falta de ar, choro constante, estresse, tensão, dores de cabeça, problemas digestivos, são alguns dos sinais de que a mente está precisando de atenção.
Mas não espere os sinais de alerta. Cuidar da saúde mental é um exercício diário e constante. A prevenção envolve desde a prática de exercícios físicos até a ajuda de um especialista.
Confira algumas dicas para cuidar da saúde mental:
Faça parte da campanha Setembro Amarelo! Cuide da sua saúde mental e esteja atento a quem está próximo. Conscientize-se, informe-se sobre o suicídio, este que é um tema extremamente importante, mas que não recebe a atenção necessária. Alguém pode estar precisando de sua ajuda.
O laboratório Behring também apoia essa campanha e está sempre pronto para ajudar você e sua família. Quando precisar, pensando em sua saúde e bem-estar, disponibilizamos vários exames com a mais alta tecnologia e foco na qualidade. Para saber mais, entre em contato conosco pelo telefone (16) 3516-4500, WhatsApp (16) 3515-4500 ou aqui mesmo pelo site.
Av. Nove de Julho, 1451
(16) 3515-4500 • (16) 3516-4500
De segunda a sexta
das 6h às 18h30
Sábado, das 6h às 13h
Av. Nove de Julho, 1410
De segunda a sexta
das 7h às 11h
Sábado, das 7h às 11h
Av. Cel. Fernando F. Leite, 1540
Salas 24 e 25
De segunda a sexta
das 7h às 20h
Sábado, das 7h às 16h