Blogs
A campanha Maio Vermelho foi instituída com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre a hepatite, doença que ataca o fígado, provocando alterações leves, moderadas ou graves.
A hepatite é considerada uma doença silenciosa, pois geralmente não apresenta sintomas, podendo evoluir despercebida e sorrateiramente por anos, comprometendo o fígado e acarretando outras doenças. Existem diversos tipos de hepatite, mas as mais comuns são as hepatites contagiosas, transmitidas através de vírus. São as hepatites virais.
Embora normalmente a hepatite não apresente sintomas, quando estes ocorrem, de forma geral e dependendo da sua evolução, podem surgir como fadiga, febre, dores musculares e nas articulações, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura, fezes claras, tontura e enjoo.
Os números da doença no Brasil ainda são preocupantes. De acordo com o Ministério da Saúde, entre os anos 2000 e 2021 foram confirmados 718.651 casos no país. Mas a boa notícia é que ela pode ser prevenida e controlada com o diagnóstico precoce e tratamento adequado, por isso a campanha Maio Vermelho é tão importante para o nosso calendário.
Diante dessa estatística e após conhecer a importância da conscientização, você sabe quais as hepatites mais comuns no Brasil?
Pois bem! As hepatites mais comuns no nosso país são as hepatites virais A, B e C. Agora vamos conhecer um pouco sobre elas.
A hepatite A é uma infecção aguda (de curta duração) causada pelo vírus HAV, sendo mais comum em áreas com problemas de saneamento e higiene.
Essa hepatite está presente nas fezes do doente e sua transmissão é fecal-oral, ocorrendo ao consumir água e alimentos contaminados com fezes infectadas, ou ainda por contato pessoal próximo e contato sexual.
Apesar de ser benigna na maioria dos casos, é extremamente importante estar atento aos cuidados de prevenção a fim de evitá-la. Alguns desses cuidados são:
• Lavar as mãos;
• Higienizar adequadamente os utensílios de cozinha;
• Cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los;
• Higienizar os alimentos consumidos crus, como as frutas e verduras, por exemplo;
• Usar preservativo e realizar a higienização adequada antes e após as relações sexuais.
Causada pelo vírus HBV, a hepatite B é também classificada como uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível). Sua transmissão ocorre pelo contato com sangue e fluidos corporais da pessoa infectada ou verticalmente da mãe para o filho durante a gestação ou parto.
Por ser uma doença que geralmente não apresenta sintomas, a hepatite B pode permanecer silenciosa e evoluir por décadas, manifestando-se apenas quando sintomas de outras doenças começam a surgir.
A prevenção da hepatite B é extremante importante. Por isso:
• Não compartilhe seringas, agulhas ou objetos cortantes;
• Use preservativo nas relações sexuais;
• No caso das gestantes, faça o pré-natal;
• Não compartilhe objetos de higiene pessoal (lâmina de barbear, alicate de unha, escova de dente etc.);
Entre os tipos de hepatites mais comuns no país, a C é a hepatite viral mais frequente. Ela é causada pelo vírus HCV e, assim como ocorre nas demais, o surgimento de sintomas é raro e, por consequência, a descoberta da doença pode ocorrer já em estágio avançado.
A transmissão da hepatite C se dá principalmente pelo contato com sangue contaminado ou verticalmente de mãe para filho na gestação ou parto. Por isso, para evitá-la:
• Não compartilhe objetos que tiveram contato com sangue;
• Use preservativo nas relações sexuais;
• Não compartilhe objetos cortantes, agulhas ou seringas;
• No caso das gestantes, faça o pré-natal;
• Cubra feridas e cortes abertos na pele.
O diagnóstico precoce e tratamento adequado podem evitar a evolução da doença, por isso, atentar-se às formas de prevenção e realizar exames de rotina são extremamente importantes.
Além dos cuidados que elencamos quando falamos sobre cada uma das hepatites, a vacina é a principal forma – eficaz e segura-, de prevenção e controle da doença. Atualmente existe vacina para as hepatites tipos A e B. Portanto, cuide-se. Vacine-se. E caso perceba algum sintoma, procure ajuda médica imediatamente. Esteja atento ao próprio corpo.
E sempre que precisar, o Laboratório Behring, pensando em você e em sua saúde, disponibiliza vários exames com a mais alta tecnologia e foco na qualidade. Para saber mais, entre em contato conosco: telefone (16) 3516-4500 | WhatsApp (16) 3515-4500 ou aqui mesmo pelo site.
Av. Nove de Julho, 1451
(16) 3515-4500 • (16) 3516-4500
De segunda a sexta
das 6h às 18h30
Sábado, das 6h às 13h
Av. Nove de Julho, 1410
De segunda a sexta
das 7h às 11h
Sábado, das 7h às 11h
Av. Cel. Fernando F. Leite, 1540
Salas 24 e 25
De segunda a sexta
das 7h às 20h
Sábado, das 7h às 16h