Menu Menu
Instagram | Laboratório Behring Facebook | Laboratório Behring

Blogs • 02/02/2024

Fevereiro Roxo e Laranja

Fevereiro Roxo e Laranja

O mês de fevereiro é marcado pela campanha “fevereiro roxo e laranja” que busca aumentar a conscientização a respeito do lúpus, do Alzheimer, da fibromialgia e da leucemia. Algumas dessas doenças não tem cura, mas todas podem ter os sintomas amenizados se diagnosticadas de forma precoce. Para isso, é essencial saber reconhecer os principais sinais de cada uma delas e entender o que são essas doenças. Conheça abaixo um pouco mais sobre cada condição.

• Lúpus: é uma doença que gera a produção exagerada de anticorpos que acabam atacando o próprio organismo, sendo classificada como uma doença inflamatória autoimune. As mulheres jovens são as mais afetadas e os principais fatores de risco para o desenvolvimento dessa doença são a alta exposição aos raios ultravioleta, uso de contraceptivos orais e o histórico familiar.

Principais sintomas: convulsões, dores de cabeça, dores ao respirar, febre, manchas avermelhadas pelo corpo, queda anormal de cabelo, feridas na boca, inchaço e vermelhidão ao redor das unhas e dor ao respirar.

Mal de Alzheimer: caracterizada por ser uma afecção de caráter neural degenerativo, causando a diminuição da capacidade cognitiva que leva a disfunções de comportamento, memória e pensamento.

Principais sintomas: dificuldade para realizar atividades até então corriqueiras, como dirigir, repetição constante das mesmas perguntas ou frases, aumento da irritabilidade e da agressividade, dificuldade em encontrar soluções para problemas simples do dia a dia, diminuição da memória para eventos recentes e dificuldade em encontrar palavras e elaborar frases para expressar os seus sentimentos.

Fibromialgia: é uma síndrome conhecida por causar dores intensas, crônicas e generalizadas por todo o corpo. Ainda não possui causa totalmente esclarecida, mas suspeita-se de que é uma doença relacionada a alterações na percepção da sensação de dor.

Principais sintomas: dor de cabeça, dores por todo o corpo de forma constante e prolongada, alterações no sono, fadiga, falta de disposição, sensibilidade durante a micção, distúrbios emocionais e síndrome do cólon irritável.

Leucemia: é um tipo de câncer caracterizado por afetar as células de defesa do organismo (glóbulos brancos). É uma doença grave, de causa desconhecida e pode acontecer em todas as idades.

Principais sintomas: anemia, dor de cabeça, falta de ar, febre, palidez e cansaço.

Invista em diagnóstico precoce. Consulte-se regularmente com o seu médico de confiança e mantenha os exames em dia. O Laboratório Behring te proporciona mais tranquilidade, rapidez e eficiência, com resultados assertivos. Conte com a melhor estrutura, equipamentos de ponta e profissionais altamente capacitados para atender você. Cuide-se e cuide de quem você ama.

https://www.gov.br/cetene/pt-br/assuntos/noticias/campanha-fevereiro-roxo-e-laranja
https://www.saude.sc.gov.br/index.php/noticias-geral/13911-fevereiro-roxo-e-laranja-campanha-alerta-e-promove-a-conscientizacao-sobre-doencas-cronicas
https://www.crmpr.org.br/Fevereiro-Roxo-e-Laranja-campanha-visa-combater-quatro-doencas-graves-11-58132.shtml

Matriz

Av. Nove de Julho, 1451

(16) 3515-4500(16) 3516-4500

(16) 3515-4500

De segunda a sexta
das 6h às 18h30
Sábado, das 6h às 13h

Veja como chegar

Behring / Nucleus

Av. Nove de Julho, 1410

(16) 3516-0100

De segunda a sexta
das 7h às 11h
Sábado, das 7h às 11h

Veja como chegar

Centro Médico RibeirãoShopping

Av. Cel. Fernando F. Leite, 1540
Salas 24 e 25

(16) 3515-4550

De segunda a sexta
das 7h às 20h
Sábado, das 7h às 16h

Veja como chegar
Topo