Blogs
Desde 2002, a luta contra o câncer infantil recebeu uma data para ser lembrada: o dia 15 de fevereiro. Instituída como o Dia Internacional do Câncer na Infância, a iniciativa tem como objetivo informar, conscientizar sobre o câncer infantil e prestar apoio aos pacientes e familiares.
O câncer é o nome dado ao grupo de doenças que têm como característica a propagação desgovernada de células anormais, podendo ocorrer em qualquer parte do organismo. Nas crianças, ele geralmente afeta os tecidos de sustentação e as células do sistema sanguíneo.
Todos os anos, milhares de crianças são diagnosticadas com algum tipo de câncer em todo o mundo. Segundo o INCA(Instituto Nacional de Câncer), no Brasil, o câncer já corresponde a primeira causa de morte por doença em crianças.
Os tipos mais comuns de câncer infantil são: leucemias (câncer dos tecidos produtores de sangue), linfomas (câncer do sistema linfático) e tumores cerebrais que atingem o sistema nervoso central.Mas outros tipos de câncer também são recorrentes, como: neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico); tumor de Wilms (tumor renal);retinoblastoma (afeta a retina); osteossarcoma (tumor ósseo), sarcomas (tumores de partes moles), etc.
Nas crianças, o câncer apresenta características diferentes em comparação com os adultos. Nelas, a proliferação da doença acontece rapidamente, pois as células que sofrem mutações se multiplicam de forma acelerada. Por outro lado, as crianças respondem melhor ao tratamento, o que aumenta consideravelmente as chances de cura.
Quanto aos sintomas, é preciso estar sempre atento. Acenda o sinal de alerta caso a criança apresentar:
As causas de câncer infantil são desconhecidas. E como para as crianças não há medidas de prevenção para evitá-lo, estar atento aos sinais é fundamental.
Geralmente, os sintomas de câncer podem ser confundidos com outras doenças comuns na infância, o que pode resultar na sua identificação tardia. Assim, é muito importante manter as idas frequentes ao pediatra e, ao notar alguma anormalidade ou sintomas persistentes, procurar ajuda imediatamente, pois será imprescindível para um diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura.
Por isso, sempre que precisar, o Laboratório Behring tem à sua disposição vários exames com a mais alta tecnologia e foco na qualidade dos resultados. Para saber mais ou tirar alguma, entre em contato conosco pelo telefone (16) 3516-4500, WhatsApp (16) 3515-4500 ou aqui mesmo pelo site.
Av. Nove de Julho, 1451
(16) 3515-4500 • (16) 3516-4500
De segunda a sexta
das 6h às 18h30
Sábado, das 6h às 13h
Av. Nove de Julho, 1410
De segunda a sexta
das 7h às 11h
Sábado, das 7h às 11h
Av. Cel. Fernando F. Leite, 1540
Salas 24 e 25
De segunda a sexta
das 7h às 20h
Sábado, das 7h às 16h