Blogs
Cuidar da sua saúde é essencial em todas as fases da vida, especialmente quando o assunto é o câncer de próstata. Essa é uma das doenças mais comuns entre os homens, e muitas vezes não apresenta sintomas nos estágios iniciais. Por isso, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais.
Entender os fatores de risco, a importância de exames como o PSA e as melhores formas de cuidar da sua saúde pode fazer toda a diferença. Vamos conversar sobre como você pode se proteger e viver com mais tranquilidade!
O câncer de próstata ocorre quando as células dos ácinos, estruturas glandulares responsáveis por produzir parte do líquido que formam o sêmen ou esperma, propagam-se em quantidade anormal, podendo comprometer a próstata e outras partes do corpo com a metástase, processo que espalha tumores cancerígenos pelo corpo.
Os fatores de risco da doença incluem a idade, histórico familiar e afrodescendência. Quanto mais velho o homem for, maior é a probabilidade de desenvolver a doença. Já o histórico familiar influencia o aparecimento da doença quando há casos na família de parentes de primeiro grau, principalmente em pessoas com origem afrodescendente.
É preciso estar atento aos sinais do corpo, já que os fatores de risco não podem ser evitados. Em caso de sintomas ou dúvidas sobre o assunto, é recomendável que o paciente procure um médico especialista.
Entretanto, possuir um estilo de vida adequado ajuda na manutenção de um corpo saudável. Alimentar-se bem, ingerir água na quantidade correta e praticar exercícios físicos diariamente são ações que promovem grande bem-estar.
Os sintomas do câncer de próstata são silenciosos e apenas são detectados após a doença estar em estágio avançado. Nestes casos, é possível observar:
A taxa de mortalidade ainda é alta e a justificativa é simples: a maioria dos homens têm resistência em ir ao médico e fazer exames preventivos.
O exame de toque retal, um dos exames diagnósticos da doença, ainda é tratado como tabu e isso dificulta a detecção e tratamento da doença, que tem grandes chances de cura se descoberta precocemente. Esse exame avalia o tamanho, forma e textura da próstata, detectando qualquer alteração nessa glândula. O exame é rápido e simples.
Outro exame preventivo é a dosagem de PSA (antígeno prostático específico), coletada num exame de sangue simples feito em laboratório, onde é medida a quantidade de uma proteína produzida na próstata.
Vale lembrar que o exame de toque retal e o PSA são exames complementares, ou seja, a realização de um não exclui a necessidade do outro. A idade indicada para começar a realizar os exames é 50 anos, salvo em casos com fatores de risco. Mas quem vai indicar os exames e a melhor hora para realizá-los é o urologista.
Porém, não se trata apenas de ir ao médico. A prevenção também inclui uma rotina saudável, com atividade física, momentos de lazer, alimentação balanceada e evitar o cigarro e o excesso de álcool.
Homem, cuidar da sua saúde, através de hábitos saudáveis, livrando-se de preconceitos e do hábito de resistir às consultas e exames médicos, prolonga a vida e dá muito mais qualidade e bem-estar a ela.
Nós valorizamos você e a sua saúde. Conte com o Laboratório Behring sempre que precisar.
Av. Nove de Julho, 1451
(16) 3515-4500 • (16) 3516-4500
De segunda a sexta
das 6h às 18h30
Sábado, das 6h às 13h
Av. Nove de Julho, 1410
De segunda a sexta
das 7h às 11h
Sábado, das 7h às 11h
Av. Cel. Fernando F. Leite, 1540
Salas 24 e 25
De segunda a sexta
das 7h às 20h
Sábado, das 7h às 16h