Ligue agora

Vamos falar sobre o câncer de próstata?

Novembro é marcado como mês de combate ao câncer de próstata, o segundo tipo mais comum da doença entrehomens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Mas o que é a próstata? Ela é uma glândula localizada na frente do reto dos homens, abaixo da bexiga e envolve a parte superior da uretra, o canal por onde passa a urina. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides.

O câncer acontece quando há um crescimento descontrolado de células, formando tumores, que podem ser benignos ou malignos.

Os sintomas podem não aparecer na fase inicial, e quando aparecem, os mais comuns são:

- Dificuldade de urinar

- Demora para começar e terminar de urinar

- Sangue na urina

- Diminuição do jato da urina

- Vontade de urinar mais vezes do que o normal

A taxa de mortalidade ainda é alta e a justificativa é simples: a maioria dos homens tem resistência em ir ao médico e fazer exames preventivos.

O exame de toque retal, um dos exames diagnósticos da doença, ainda é tratado como tabu e isso dificulta a detecção e tratamento da doença, que tem grandes chances de cura se descoberta precocemente. Esse exame avalia o tamanho, forma e textura da próstata, detectando qualquer alteração nessa glândula. O médico introduz o dedo no reto do paciente, com uma luva e lubrificante. Tudo muito rápido e simples.

Outro exame preventivo é a dosagem de PSA (antígeno prostático específico), coletada num exame de sangue simples feito em laboratório, onde é medida a quantidade de uma proteína produzida na próstata.

A idade indicada para começar a realizar os exames é 50 anos, salvo em casos com fatores de risco. Mas quem vai indicar os exames e a melhor hora para realizá-los é o urologista.

Porém, não se trata apenas de ir ao médico. A prevenção também inclui uma rotina saudável, com atividade física, momentos de lazer, alimentação balanceada e evitar o cigarro e o excesso de álcool.

Homem, cuidar da sua saúde, através de hábitos saudáveis e livrando-se de preconceitos e da velha mania de resistir às consultas e exames médicos, prolonga a vida e o melhor, dá muito mais qualidade e bem-estar a ela. Como você tem cuidado da sua?

Matriz
Av. Nove de Julho, 1451
Tel: (16) 3515-4500 - (16) 3516-4500
WhatsApp: (16) 9 9159-7247
2ª a 6ª, das 6h às 18h30 | Sábado, das 6h às 13h
Behring / Nucleus
Av. Nove de Julho, 1410
Tel: (16) 3516-0100
2ª a 6ª, das 7h às 17h | Sábado, das 7h às 12h
Centro Médico RibeirãoShopping
Av. Cel. Fernando F. Leite, 1540 - sala​s​ 24 e 25
Tel: (16) 3515-4550
2ª a 6ª, das 7h às 20h | Sábado, das 7h às 16h
Responsável Técnico: Dra. Maria das Graças Elias de Assis - CRF 8713-SP
Laboratorio Behring de Analises Clinicas Ltda.