Ligue agora

Tudo o que você precisa saber sobre o câncer de próstata

Tire todas as suas dúvidas sobre o câncer de próstata

Tudo o que você precisa saber sobre o câncer de próstata será esclarecido nesta matéria que celebra o Mês Mundial do Combate ao Câncer de Próstata,com o objetivo deressaltar a importância do cuidado com a saúde do homem.
 

Quando o câncer de próstata ocorre?

O câncer de próstata ocorre quando as células dos ácinos, estruturas glandulares responsáveis por produzir parte do líquido que formam o sêmen ou esperma, propagam-se em quantidade anormal, podendo comprometer a próstata e outras partes do corpo com a metástase, processo que espalha tumores cancerígenos pelo corpo.
 

Quais são os fatores de risco do câncer de próstata?

Os fatores de risco da doença incluem a idade, histórico familiar eafrodescendentes. Quanto mais velho o homem for, maiores são as probalidades de desenvolver a doença. Já o histórico familiar influencia o aparecimento da doença quando há casos na família de parentes de primeiro grau, principalmente em pessoas com origem afrodescendentes.

É preciso estar atento aos sinais do corpo, já que os fatores de risco não podem ser evitados e em caso de sintomas ou à dúvidas sobre o assunto, é recomendável que o paciente procure um médico especialista.
 

Quais são os sintomas de câncer de próstata?

Os sintomas do câncer de próstata são silenciosos e apenas são detectados após a doença estar em estágio avançado. Observe os principais sintomas:
• Ardência ao urinar.
• Jato fraco de urina.
• Presença de sangue no sêmen.
• Sensação de bexiga cheia mesmo após urinar.
• Dor ao ejacular.
• Dificuldade em manter a ereção.

É de extrema importância a necessidade de ressaltar a prática dos exames preventivos e excluir qualquer tipo de preconceito que possa surgir, principalmente o relacionado ao exame de toque. Lembrando que quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores serão as chances de cura.
 

Como prevenir e tratar o câncer de próstata?

A prevenção ao câncer de próstata tem base nos hábitos saudáveis, como descartar qualquer tipo de vício, preservar a boa alimentação, a prática dos exercícios físicos e, mais uma vez, estar atento aos sinais do corpo.

O tratamento depende do estágio da doença: caso tenha se enraizado na próstata e se há ou não metástase. Se a doença estiver somente na próstata, o tratamento é realizado via cirurgia com a retirada do tumor ou por meio de radioterapia, geralmente acompanhada de uma injeção para evitar a produção dos hormônios masculinos. Porém, quando a doença se apresenta em fase de metástase, não há cura e o tratamento é voltado para evitar a continuidade da doença no corpo com quimioterapia e drogas que proporcionem o bloqueio da produção dos hormônios masculinos.

Agora que você está ciente sobre todos os fatores que englobam o câncer de próstata, dissemine informações aos seus familiares e amigos.

Para o laboratório Behring, com conhecimento e deixando o preconceito de lado, podemos conscientizar a população sobre essa doença, a segunda responsável pela mortalidade dos homens.

Matriz
Av. Nove de Julho, 1451
Tel: (16) 3515-4500 - (16) 3516-4500
WhatsApp: (16) 9 9159-7247
2ª a 6ª, das 6h às 18h30 | Sábado, das 6h às 13h
Behring / Nucleus
Av. Nove de Julho, 1410
Tel: (16) 3516-0100
2ª a 6ª, das 7h às 17h | Sábado, das 7h às 12h
Centro Médico RibeirãoShopping
Av. Cel. Fernando F. Leite, 1540 - sala​s​ 24 e 25
Tel: (16) 3515-4550
2ª a 6ª, das 7h às 20h | Sábado, das 7h às 16h
Responsável Técnico: Dra. Maria das Graças Elias de Assis - CRF 8713-SP
Laboratorio Behring de Analises Clinicas Ltda.