Ligue agora

Quais os tipos de câncer mais comuns em homens e como prevenir

Saiba quais são os tipos de câncer que ocorrem mais frequentemente com os homens

Você sabe quais são os tipos de câncer mais comuns em homens e como prevenir? Nesta matéria abordaremos detalhadamente quais são os tipos de câncer que mais comprometem a saúde do homem e quais as principais formas de prevenção.

A relevância em ressaltar a importância de um diagnóstico precoce e da prevenção dos tipos de câncer que mais atingem o homem tem diversos motivos, entre eles a negligência de vários homens em realizar exames de rotina ou uma consulta médica.

“A população em geral, e os homens em particular, devem adotar hábitos de vida que diminuam as chances de desenvolver um câncer, estar em dia com suas vacinas e procurar seu médico diante de sinais ou sintomas que sugiram a possibilidade de ter a doença”, afirma Dr. Ferrari, integrante da diretoria da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.

Em meio ao Mês Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, período em que é discutido a importância dos cuidados com o câncer de próstata, é imprescindível que voltemos nossa atenção ao diagnóstico precoce e à prevenção dos demais tipos de câncer que são comuns ao homens, incluindo o câncer de próstata.

Conheça quais são os tipos de câncer que mais atingem aos homens e como prevenir:

Câncer de pulmão?

Segundo o Inca, Instituto Nacional de Câncer, estima-se que nosso país apresente 17.330 casos de câncer de traquéia, brônquios e pulmões entre homens no período de 2016.

Como prevenir
“O câncer de pulmão é um dos mais agressivos e, ironicamente, um dos mais fáceis de ser evitado, uma vez que o principal fator de risco para o desenvolvimento da doença é o tabagismo”, comenta a oncologista diretora da SBOC, Dra. Clarissa Matias.
 

Câncer colorretal. Como prevenir?

O câncer de colon e de reto está relacionado ao sedentarismo, à obesidade e à falta de cuidados com a alimentação que inclui o alto consumo de carnes vermelhas e processadas e exclui a ingestão legumes, verduras e frutas.

Procure ajuda médica na suspeita de eliminação de sangue nas fezes ou alterações no hábito intestinal. O exame de colonoscopia proporciona a visualização de supostas lesões e pode diagnosticar a doença em seu estágio inicial, facilitando o tratamento.
 

Câncer de estômago.

Os sintomas do câncer de estômago são semelhantes aos da gastrite ou úlcera e o seu diagnóstico é realizado por meio do exame de endoscopia.

Como prevenir?
A prevenção deste tipo de câncer é realizada com a conservação correta dos alimentos e com a redução do consumo de alimentos salgados e conservas.
A bactéria Helicobacter Pylori provoca um infecção que está relacionada ao câncer de estômago e sua eliminação é possível via antibióticos.
 

Câncer de pele.

O câncer de pele ocorre com maior frequência no Brasil devido ao alto índice de radiação solar e a prevenção individual decorre de forma eficaz com o uso do protetor solar.

Como prevenir?
O risco de desenvolver este tipo de câncer é maior em pessoas de pele clara e conforme o avanço da idade. O bronzeamento artificial também entra nos fatores de risco.
 

Câncer na região da cabeça e do pescoço.

O câncer nestas regiões está relacionado ao tabagismo e ao mascar fumo.
Um fator de risco pode ser a infecção pelo HPV no desenvolvimento de tumores na língua. Outras características de desenvolvimento de tumores são rouquidões prolongadas e lesões na cavidade oral.

Como prevenir?
Nestes casos, parar de fumar e tomar a vacina para o HPV são as formas preventivas mais eficazes.

Câncer de próstata.

O câncer de próstata é a segunda maior causa da mortalidade masculina. Os fatores de risco incluem idade avançada e o histórico familiar, principalmente ao envolver parentes de primeiro grau.

Como prevenir?
É importante ressaltar que o exame de toque realizado em conjunto com o exame Psa, exame de sangue, são fundamentais para um diagnóstico precoce, aumentando as chances de sucesso no tratamento. Ainda existe resistência alimentada de preconceito com relação ao exame de toque e essa resistência é uma das barreiras que o Mês Mundial de Combate ao Câncer de próstata procura quebrar.
Agora que você já conhece os principais tipos de câncer que podem prejudicar a saúde do homem, dissemine informação. Você pode começar indicando essa matéria aos seus amigos e familiares.

O laboratório Behring apoia todos os cuidados necessários para a saúde do homem.

Matriz
Av. Nove de Julho, 1451
Tel: (16) 3515-4500 - (16) 3516-4500
WhatsApp: (16) 9 9159-7247
2ª a 6ª, das 6h às 18h30 | Sábado, das 6h às 13h
Behring / Nucleus
Av. Nove de Julho, 1410
Tel: (16) 3516-0100
2ª a 6ª, das 7h às 17h | Sábado, das 7h às 12h
Centro Médico RibeirãoShopping
Av. Cel. Fernando F. Leite, 1540 - sala​s​ 24 e 25
Tel: (16) 3515-4550
2ª a 6ª, das 7h às 20h | Sábado, das 7h às 16h
Responsável Técnico: Dra. Maria das Graças Elias de Assis - CRF 8713-SP
Laboratorio Behring de Analises Clinicas Ltda.