Ligue agora

Março Lilás: atenção especial a mulher.

O mês de março é um período de atenção à saúde da mulher. Além de estar relacionado ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8, é dedicado também à campanha de prevenção e combate ao câncer de colo de útero.

Vale o destaque, pois apesar de ser uma doença evitável, tratável e com vacina disponível na rede pública, é o tipo mais frequente de câncer em mulheres. Pensando nisso, nesta matéria você irá entender um pouco mais sobre esse tipo de câncer e a importância de se informar sobre seus sintomas.

O que aumenta o risco do câncer de colo de útero?
Ao contrário do que se acredita, a endometriose e a genética não possuem relação com o surgimento desse câncer. Confira alguns pontos que podem contribuir com o seu surgimento:
- Início precoce da atividade sexual.
- Sexo desprotegido com múltiplos parceiros.
- Tabagismo.
- Uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

Sintomas.
O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas em fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para:
• Sangramento vaginal;
• Secreção vaginal anormal;
• Dor abdominal.

Detecção precoce.
Assim como em qualquer outro tipo de tumor, o diagnóstico precoce é uma excelente estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, ter mais chance de sucesso a um tratamento. O exame preventivo (papanicolau) é a principal forma para detectar lesões e fazer o diagnóstico precoce da doença.

Principal forma de prevenção: vacina.
As vacinas são substâncias produzidas em laboratório que têm como principal função treinar o sistema imunológico contra diferentes tipos de infecções. O câncer de colo de útero é uma das doenças que pode ser prevenida com vacina. Em 2014, o Ministério da Saúde implementou no calendário vacinal, a vacina tetravalente contra o HPV para meninas e em 2017, para meninos.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou que serão diagnosticados mais de 16.500 casos deste tipo de câncer no Brasil. Um dos principais problemas no combate à doença é a baixa adesão à vacina contra HPV. Por isso, não deixe de se vacinar e incentivar a vacinação a quem você ama.

Conte sempre com o Laboratório Behring para manter seus exames em dia e sua saúde também. Nossa equipe especializada e a melhor estrutura esperam por você. Acesse e saiba mais.

Prevenir é um ato de amor a vida. O Laboratório Behring apoia a campanha Março Lilás.

Matriz
Av. Nove de Julho, 1451
Tel: (16) 3515-4500 - (16) 3516-4500
WhatsApp: (16) 3515-4500
2ª a 6ª, das 6h às 18h30 | Sábado, das 6h às 13h
Behring / Nucleus
Av. Nove de Julho, 1410
Tel: (16) 3516-0100
2ª a 6ª, das 7h às 17h | Sábado, das 7h às 12h
Centro Médico RibeirãoShopping
Av. Cel. Fernando F. Leite, 1540 - sala​s​ 24 e 25
Tel: (16) 3515-4550
2ª a 6ª, das 7h às 20h | Sábado, das 7h às 16h
Responsável Técnico: Dra. Maria das Graças Elias de Assis - CRF 8713-SP
Laboratorio Behring de Analises Clinicas Ltda.