Ligue agora

Maio Vermelho: Mês de Conscientização e Prevenção da Hepatite

O fígado é a maior glândula do corpo humano. Suas principais funções são: armazenamento de vitamina e minerais, metabolismo de medicamentos, eliminação de toxinas e regulação da coagulação sanguínea. 
 
A campanha Maio Vermelho foi criada para alertar e conscientizar a população sobre a prevenção a respeito da hepatite, uma das doenças que mais acometem o fígado, causando a inflamação deste órgão. 
 
Esta doença pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólica e genéticas. As hepatites virais, as mais conhecidas, são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo e são divididas em diferentes tipos e contágio: A, B, C, D e E. 

Formas de transmissão:

As hepatites A e E são transmitidas de forma fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Já a hepatite B, C e D, o vírus está no sangue, então podem ser transmitidas através do compartilhamento de material para uso de drogas ou de higiene pessoal e pelo sexo sem proteção com uma pessoa infectada.
 
Sintomas:
Trata-se de uma doença muitas vezes silenciosa e que geralmente não apresenta sintomas até que atinja maior gravidade. Dentre eles, os mais comuns são: febre, fraqueza, mal-estar, dor abdominal, enjoo/náuseas, vômitos, perda de apetite, urina escura, olhos e pele amarelados e fezes claras. 
 
Como se proteger?
A vacina é uma das formas de prevenção e controle da doença, porém, atualmente, existe vacina apenas para os tipos A e B. Por isso, é necessário se prevenir de outras formas, como:
• Lave bem as mãos antes das refeições e após usar o banheiro.
• Evite tomar banho em locais perto de esgoto aberto.
• Higienize e cozinhe bem os alimentos antes de consumi-los. 
• Use preservativos em todas as relações sexuais.
• Evite o compartilhamento de objetos de uso pessoal, como barbeadores e alicates de unha.
• Não utilize nenhum objeto que possa ter tido contato com sangue, como seringas e agulhas. 

Diagnóstico:

O diagnóstico é feito pela história clínica e exames laboratoriais sorológicos. Caso sinta algum sintoma compatível a hepatite, não hesite, procure ajuda médica. O Laboratório Behring também realiza exame para diagnóstico desta doença. Conte conosco se for preciso. 

Matriz
Av. Nove de Julho, 1451
Tel: (16) 3515-4500 - (16) 3516-4500
WhatsApp: (16) 3515-4500
2ª a 6ª, das 6h às 18h30 | Sábado, das 6h às 13h
Behring / Nucleus
Av. Nove de Julho, 1410
Tel: (16) 3516-0100
2ª a 6ª, das 7h às 17h | Sábado, das 7h às 12h
Centro Médico RibeirãoShopping
Av. Cel. Fernando F. Leite, 1540 - sala​s​ 24 e 25
Tel: (16) 3515-4550
2ª a 6ª, das 7h às 20h | Sábado, das 7h às 16h
Responsável Técnico: Dra. Maria das Graças Elias de Assis - CRF 8713-SP
Laboratorio Behring de Analises Clinicas Ltda.