Ligue agora

Fevereiro Roxo e Laranja: saiba mais sobre as campanhas

Em fevereiro, são desenvolvidas campanhas que alertam para os cuidados com lúpus, doença de Alzheimer e fibromialgia (Fevereiro Roxo) e com leucemia (Fevereiro Laranja).
 

Nesta matéria, você entenderá cada doença e a importância de se informar sobre seus sintomas e cuidados que devem ser adotados.
 

Fevereiro Roxo: lúpus, doença de Alzheimer e fibromialgia.

A campanha Fevereiro Roxo destaca duas doenças autoimunes (lúpus e fibromialgia) e a doença de Alzheimer, que é degenerativa.
 

O lúpus causa um distúrbio no organismo que tende a produzir anticorpos em excesso. Estes anticorpos provocam inflamações em diversos órgãos: rins articulações, pele e pulmões.


Os sintomas mais comuns apresentados são: manchas avermelhadas na pele, queda de cabelo, perda de peso, fraqueza, febre, dores nas articulações, convulsões e anemia.


Pessoas com lúpus devem manter um estilo de vida saudável, evitar a exposição ao sol e realizar exames preventivos.


A fibromialgia provoca dores musculares, em especial nas articulações. Dores de cabeça, alterações de humor e fadiga são alguns sintomas observados.


A prevenção é realizada por meio de hábitos como: prática de exercícios físicos, alimentação saudável e acompanhamento psicológico.


Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a cada 10 pacientes de fibromialgia, de 7 a 9 são mulheres.


A doença de Alzheimer é neurodegenerativa. Afeta, geralmente, pessoas com mais de 65 anos.


Sua evolução acarreta sérios danos, como inabilidade de interagir com o convívio social. Perda de memória, dificuldade em executar o raciocínio crítico e alterações de humor são outros sinais apresentados.


Para ajudar a retardar a doença, é importante manter uma rotina saudável, evitar quedas que levem ao traumatismo craniano e realizar atividades relacionadas à memória - como jogos, por exemplo.


Fevereiro Laranja: leucemia.

A leucemia é um câncer que afeta os glóbulos brancos e possui origem desconhecida. É considerada grave e pode ocorrer em todas as idades.


Os sintomas incluem anemia, palpitação, falta de ar e dor de cabeça, entre outros. O destaque à anemia se deve por meio da diminuição dos glóbulos vermelhos.


O diagnóstico precoce é realizado com exames de sangue, principalmente o hemograma. A confirmação do resultado é feita por meio do exame da medula óssea (mielograma). Em alguns casos, é necessário fazer biópsia da medula óssea.


O Fevereiro Laranja, além de apresentar a doença, reforça a importância da doação de medula óssea. A compatibilidade entre doadores e pacientes é restrita. Por isso, o grande número de doações é fundamental para salvar vidas.


Invista em diagnóstico precoce.

O Laboratório Behring incentiva as campanhas Fevereiro Roxo e Fevereiro Laranja. E ressalta a importância do diagnóstico precoce.


Faça seus exames com o Laboratório Behring e tenha mais tranquilidade, rapidez e eficiência, com resultados assertivos. Conte com a melhor estrutura, equipamentos de ponta e profissionais altamente capacitados para atender você.


Laboratório Behring. Respeito por sua saúde.

Matriz
Av. Nove de Julho, 1451
Tel: (16) 3515-4500 - (16) 3516-4500
WhatsApp: (16) 3515-4500
2ª a 6ª, das 6h às 18h30 | Sábado, das 6h às 13h
Behring / Nucleus
Av. Nove de Julho, 1410
Tel: (16) 3516-0100
2ª a 6ª, das 7h às 17h | Sábado, das 7h às 12h
Centro Médico RibeirãoShopping
Av. Cel. Fernando F. Leite, 1540 - sala​s​ 24 e 25
Tel: (16) 3515-4550
2ª a 6ª, das 7h às 20h | Sábado, das 7h às 16h
Responsável Técnico: Dra. Maria das Graças Elias de Assis - CRF 8713-SP
Laboratorio Behring de Analises Clinicas Ltda.