Ligue agora

Colesterol alto: entenda o que é, as causas, o diagnóstico e a prevenção

Colesterol alto é um termo popularmente muito comentado, mas antes de tudo é importante que você entenda o que é o colesterol.
 
O colesterol é uma gordura essencial que faz parte da estrutura dos nervos, células do cérebro, músculos, fígado, pele, intestino e coração. Ele é fundamental para a formação de hormônios de vitamina D e ácidos biliares responsáveis atuantes na digestão.
 
Ou seja, o colesterol não é o vilão da história. Já o colesterol alto sim. Este, é um dos principais responsáveis pelas doenças coronárias.

Conheça os tipos de colesterol
O colesterol apresenta dois grupos: as lipoproteínas boas e as ruins. Entenda:

• Colesterol ruim (LDL): o LDL leva o colesterol do fígado para os tecidos com a possibilidade de concentrar a gordura nas artérias. Esta é uma situação perigosa por proporcionar riscos de infarto ou (AVC) Acidente Vascular Cerebral). 
 
• Colesterol bom (HDL): a função do HDL é contrária ao LDL. Ele carrega o colesterol das artérias para o fígado.
 
Agora que você já sabe a diferença entre o colesterol e o colesterol alto, prossiga a leitura do blog e entenda mais sobre aspectos relevantes como as causas, métodos preventivos e diagnóstico.

Entenda as causas do colesterol alto
A alimentação equilibrada tem é uma importante aliada no combate ao colesterol alto, sendo o consumo de gordura saturada é uma das principais causas.
 
Porém, existem outras condições que podem influenciar os níveis de colesterol no sangue. São eles:
• Bebidas alcóolicas;
• Diabetes;
• Etnia;
• Idade;
• Hereditariedade;
• Tabagismo.

Independentemente de se enquadrar nos hábitos e fatores apresentados acima, é necessário realizar consultas periódicas que apresentarão o diagnóstico correto para cada caso. Entenda os procedimentos deste diagnóstico abaixo.

Saiba mais sobre o diagnóstico do colesterol alto
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o diagnóstico sobre o colesterol alto é realizado conforme os níveis de colesterol no sangue.
 
O diagnóstico cardiovascular é realizado pelo médico especialista, responsável por avaliar os valores do colesterol, fatores genéticos e de risco ao paciente.
 
Hábitos preventivos devem ser levados em conta para aumentar a probabilidade de bons resultados no diagnóstico. Saiba quais são eles:

Previna-se contra o colesterol alto
O estilo de vida saudável faz toda diferença nesta etapa. Ao evitar o tabagismo, o sedentarismo e o consumo de alimentos com gorduras saturadas, além de ajudar a prevenir o colesterol, você também evitará uma série de doenças, entre elas o câncer.
 
O esporte também faz parte da vitória contra o colesterol. Uma simples caminhada diária pode ajudar a virar o jogo a favor de sua saúde.
 
Para finalizar, o Laboratório Behring oferece uma excelente dica que envolve o cenário preventivo contra o colesterol alto. Leia a seguir.

Dica do Laboratório Behring
As consultas periódicas pedem exames assertivos para o diagnóstico correto. O Laboratório Behring oferece todo suporte e estrutura para a realização dos exames.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a gente:  
Telefone e WhatsApp (16) 3515-4500 | Telefone (16) 3516-4500

Matriz
Av. Nove de Julho, 1451
Tel: (16) 3515-4500 - (16) 3516-4500
WhatsApp: (16) 3515-4500
2ª a 6ª, das 6h às 18h30 | Sábado, das 6h às 13h
Behring / Nucleus
Av. Nove de Julho, 1410
Tel: (16) 3516-0100
2ª a 6ª, das 7h às 17h | Sábado, das 7h às 12h
Centro Médico RibeirãoShopping
Av. Cel. Fernando F. Leite, 1540 - sala​s​ 24 e 25
Tel: (16) 3515-4550
2ª a 6ª, das 7h às 20h | Sábado, das 7h às 16h
Responsável Técnico: Dra. Maria das Graças Elias de Assis - CRF 8713-SP
Laboratorio Behring de Analises Clinicas Ltda.