Ligue agora

Cinco exames que devemos ter em dia

Confira esses exames simples que devemos ter em dia para verificar como anda nossa saúde

COLESTEROL
O exame de colesterol total e frações mede a quantidade dessa molécula e de seus subtipos na circulação. As porções mais famosas são o HDL, também chamado de colesterol bom, e oLDL, o colesterol ruim.

Quando a taxa de colesterol ruim está elevada, a gordura torna-se prejudicial e representa um grande fator de risco à saúde, principalmente para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O exame é simples, feito em laboratório, coletando uma amostra de sangue do paciente. Embora possa ser solicitado antes, o mais comum é que faça parte do checkup anual a partir dos 30 anos. No entanto, a frequência varia de acordo com os resultados encontrados e outras eventuais doenças presentes.

Os níveis desejáveis de colesterol no sangue são:

Colesterol Total
Abaixo de 190 mg/dl
 

LDL
Pessoas com risco muito alto: abaixo de 50 mg/dl
Pessoas com risco alto: abaixo de 70 mg/dl
Pessoas com risco intermediário: abaixo de 100 mg/dl
Pessoas com risco baixo: abaixo de 130 mg/dl
 

HDL
Desejável que esteja acima de 40mg/dl
 

TRIGLICÉRIDES
Triglicérides, ou triglicerídeos, são a reserva de energia do corpo humano. Quando os triglicérides não são usados como forma de energia, passam a ser armazenados no tecido adiposo, como gordura.

Em quantidades muito altas, as triglicérides estão relacionadas a um maiorrisco cardiovascular, obesidade, esteatose hepática (gordura no fígado) e pancreatite, entre outras doenças.

Geralmente o exame é solicitado junto com o exame de colesterol, no checkup anual a partir dos 30 anos. É medido da mesma forma, através de uma amostra de sangue do paciente.

O ideal é que o nível de triglicérides esteja baixo de 150mg/dl em jejum.
 

GLICEMIA
Esse exame mede a quantidade de açúcar no sangue e serve para diagnosticar o excesso
(hiperglicemia) ou falta (hipoglicemia) dele. Sim, é ele que detecta o diabetes, uma doença que pode não apresentar sintomas iniciais.

Os altos níveis de glicose no sangue elevam o risco de doenças que afetam o coração, vasos sanguíneos, olhos, nervos e rins. Pessoas com diabetes também têm mais risco em desenvolver infecções e doenças cardiovasculares.

Portanto, especialmente após os 45 anos, faça esse exame ao menos uma vez por ano. Os valores de referência ficam entre 65 a 99 miligramas de glicose por decilitro de sangue (mg/dL)
 

PRESSÃO SANGUÍNEA
A aferição da pressão é muito simples, rápida e indolor, e deve ser feita com regularidade. A pressão alta (hipertensão) pode não apresentar sintomas iniciais, podendo danificar o coração e os vasos, aumentando as chances de infarto ou derrame.

O exame deve ser feito ao menos uma vez ao ano e o ideal é que a pressão sanguínea esteja abaixo de 120/80 mmHg.
 

MULHERES: PAPANICOLAU
 

HOMENS: EXAME DE TOQUE
Toda mulher deve fazer o Papanicolau uma vez ao ano, após o início da atividade sexual. Este exame analisa infecções e alterações nas células do colo do útero, além de infecções por fungos, herpes e verrugas no órgão genital feminino. O exame é feito no consultório do ginecologista, que extrai células da parede vaginal e do colo do útero com uma espátula e uma cerda. E normal sentir um leve incômodo durante a coleta, mas o exame é bem simples e rápido. O material coletado é enviado para análise em laboratório.
 

A partir dos 40 anos, o ginecologista deve incluir a mamografia nos exames anuais. Ele é um exame radiológico usado para detecção precoce do câncer de mama, feito com um aparelho de raio-x chamado mamógrafo.
 

Já os homens com 50 anos ou mais devem fazer o rastreamento de câncer de próstata com o exame PSA e toque retal. Homens com histórico de risco devem começar o monitoramento mais cedo, a partir dos 45 anos. O exame de toque é feito no consultório do urologista ou proctologista e avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata. Com o objetivo de detectar alterações nessa glândula, o médico introduz o dedo no reto do paciente, utilizando uma luva com lubrificante. É um exame que ainda carrega muito preconceito e resistência, mas é muito importante, além de ser indolor e durar menos que 10 segundos.

O exame de dosagem de PSA é feito em laboratório, coletando uma amostra de sangue do paciente.

Faça checkups regulares! Com a saúde em dia, você vive muito mais tranquilo.

Matriz
Av. Nove de Julho, 1451
Tel: (16) 3515-4500 - (16) 3516-4500
WhatsApp: (16) 9 9159-7247
2ª a 6ª, das 6h às 18h30 | Sábado, das 6h às 13h
Behring / Nucleus
Av. Nove de Julho, 1410
Tel: (16) 3516-0100
2ª a 6ª, das 7h às 17h | Sábado, das 7h às 12h
Centro Médico RibeirãoShopping
Av. Cel. Fernando F. Leite, 1540 - sala​s​ 24 e 25
Tel: (16) 3515-4550
2ª a 6ª, das 7h às 20h | Sábado, das 7h às 16h
Responsável Técnico: Dra. Maria das Graças Elias de Assis - CRF 8713-SP
Laboratorio Behring de Analises Clinicas Ltda.