Menu Menu
Instagram | Laboratório Behring Facebook | Laboratório Behring

Blogs • 19/09/2019

As características dos linfomas

As características dos linfomas

Saiba mais sobre esse tipo de câncer originado no sistema linfático

No último 15 de setembro foi Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, que são alguns tipos de tumores malignos originados no sistema linfático, uma rede complexa de vasos e pequenas estruturas chamadas de nódulos linfáticos, que transportam o fluido linfático dos tecidos de volta para o sistema circulatório.

Existem muitos subtipos de linfoma, mas eles se dividem em 2 grandes grupos: linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin. Os sinais e sintomas dos dois são os mesmos, o que vai dar o diagnóstico final é a biópsia do linfonodo (gânglio) acometido. O linfoma de Hodgkin se diferencia do Não Hodgkin pela presença das células de Reed-Sternberg, que são visualizadas microscopicamente.

Linfoma de Hodgkintem a característica de se espalhar de forma ordenada, de um grupo de linfonodos para outro grupo, por meio dos vasos linfáticos.
Pode ocorrer em qualquer faixa etária, porém é mais comum entre adolescentes e adultos jovens (15 a 29 anos), adultos (30 a 39 anos) e idosos (75 anos ou mais).

Linfoma não Hodgkinse espalha de maneira não ordenada. É mais comum que o linfoma de Hodgkin e pode ocorrer em todas as idades, mas de modo geral, o LNH torna-se mais comum à medida que as pessoas envelhecem. Por razões ainda desconhecidas, o número de casos duplicou nos últimos 25 anos, principalmente entre pessoas com mais de 60 anos.

Sinais e sintomas
- Aumento dos linfonodos (gânglios) do pescoço, axilas e/ou virilha
- Suor noturno excessivo
- Febre
- Coceira na pele
- Perda de peso sem causa aparente

Prevenção
Não existe uma estratégia estabelecida para a prevenção desse tipo de câncer. Mas hábitos saudáveis durante a vida podem ter efeito protetor contra o linfoma não Hodgkin.

Algumas substâncias químicas estão associadas à ocorrência da doença, como: agrotóxicos, aminas aromáticas, benzidina, benzeno, bifenil policlorado, tetracloreto de carbono, solventes orgânicos, radiação ionizante e ultravioleta, tetracloreto de carbono etc. Uma forma de se proteger seria eliminando esses fatores dos ambientes de trabalho.

Diagnóstico
O diagnóstico precoce, como em qualquer tipo de câncer, faz muita diferença no sucesso do tratamento.
A detecção pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença.

Tratamento
Os linfomas são curáveis quando tratados adequadamente, especialmente quando diagnosticados nos estágios iniciais.
Não é realizada cirurgiapara retirada de linfomas, como acontece em alguns tipos de câncer. Eles são tratados com quimioterapia, radioterapia, ou um combinado das duas.
A mortalidade reduziu muito desde o início dos anos 1970, devido aos avanços no tratamento.

Matriz

Av. Nove de Julho, 1451

(16) 3515-4500(16) 3516-4500

(16) 3515-4500

De segunda a sexta
das 6h às 18h30
Sábado, das 6h às 13h

Veja como chegar

Behring / Nucleus

Av. Nove de Julho, 1410

(16) 3516-0100

De segunda a sexta
das 7h às 11h
Sábado, das 7h às 11h

Veja como chegar

Centro Médico RibeirãoShopping

Av. Cel. Fernando F. Leite, 1540
Salas 24 e 25

(16) 3515-4550

De segunda a sexta
das 7h às 20h
Sábado, das 7h às 16h

Veja como chegar
Topo